imagem noticiaGerenciar o tempo é uma dificuldade de muitos empreendedores. O fato é que o dia de trabalho é curto demais para desperdiçar tempo em afazeres dispensáveis, ainda mais se você for um gestor de comunicação ou de equipes de funcionários.
Se você acha que 8 horas de trabalho por dia não são o suficiente pra fazer todas as tarefas, confira 6 dicas para aprender a gerenciar melhor o seu tempo e impulsionar o desenvolvimento do seu trabalho!

Aprenda a delegar tarefas
Alguns gestores tentam abraçar o mundo e realizar o maior número de tarefas possível sozinhos. Quando isso acontece, o líder tão fica tão cheio de afazeres que acaba travando o desempenho do trabalho e dos outros funcionários. Se esse é o seu caso, você precisa aprender a delegar tarefas!
Para gerenciar o seu tempo, o líder deve fazer uma lista de afazeres e analisar quais dessas tarefas ele pode transferir a outros funcionários. O gestor deve assumir apenas as tarefas que dependem de pontos estratégicos do trabalho ou que possuem aspetos específicos que só ele domina. No entanto, ele não deve deixar as atribuições que ele gosta de fazer, para que ele também tenha algum prazer no seu trabalho.

Faça uma lista de prioridades
Não adianta se desesperar: por mais que você tenha mil tarefas no dia, não dá pra encarar todas elas ao mesmo tempo – ou a qualidade do serviço pode deixar a desejar. Portanto, faça uma lista de seus afazeres e priorize as que forem mais urgentes.
Nessa lista, é bom determinar quanto tempo você deverá gastar em cada tarefa, e com o tempo, ir eliminando os itens da lista um por um. Se for possível, tente fazer os trabalhos mais difíceis primeiro. Assim, quando você estiver mais cansado, você cuidará dos afazeres que tem mais facilidade e habilidade para realizar.

Mantenha sua agenda atualizada
Organizar suas tarefas em uma agenda é uma ótima forma de gerenciar seu tempo organizar melhor seus afazeres. Na agenda, registre suas tarefas importantes ou longas, ligações a serem feitas, prazo de pagar as contas, entre outros itens. Para manter o controle, as ferramentas tecnológicas como o Google Agenda e outros aplicativos de Smartphone podem facilitar – e muito – esse processo.

Organize seu local de trabalho
Organizando seus materiais de trabalho, você não terá de perder tempo procurando aquele documento ou aquela pasta que não sabe onde colocou, ganhando tempo no desenvolvimento do trabalho. Essa dica também serve para arquivos de computador: é preciso separar tudo em pastas e nomear seus arquivos, deixando mais fácil encontrá-los quando você precisar.

Evite distrações
As pequenas distrações são grandes inimigas do gerenciamento de tempo. Alguns momentos de distração costumam tomar muito tempo do trabalho – e quando você percebe, já acumulou algumas tarefas. Assim, para cumprir com esses afazeres, você tem que atrasar outros compromissos, gerando um ciclo de atraso.

Resolva tarefas sem sair do lugar
Quanto mais tarefas você puder resolver por internet ou telefone, melhor será. Use a tecnologia da comunicação para evitar enfrentar filas. Assim, você terá mais tempo disponível, para produzir mais ou até ter momentos de lazer com a família.
Portanto, quanto mais organizadas forem suas tarefas, mais fácil será gerenciar seu tempo e melhorar não só o desenvolvimento do trabalho, mas também a sua qualidade de vida!

Gostou do nosso texto? Deixe o seu comentário!
Confira também o nosso infográfico 5 dicas para ser mais produtivo!
Publicado em: http://blog.maiscomunicador.com.br/gerenciar-tempo-em-favor-desenvolvimento/

Fonte: Gerencie_seu_tempo